segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Drop Caps

O Drop Caps é um efeito muito utilizado em jornais, mas se você não sabe o que é, ele simplesmente consiste em aumentar a primeira letra do texto, como você pode conferir aqui no Hack Blogger, em cada post a primeira letra e bem maior do que o resto do texto.

É um efeito bem simples, mas que dá um belo visual à qualquer blog, e não é dificil de fazer, então, mão na massa, ou no código.

1 - Primeiro localize o seguinte código:


]]></b:skin>


2 - Logo acima copie e cole o código abaixo:


/* ---( drop caps )--- */

.dropcaps { float:left; color: #000000; font-size:100px; line-height:80px; padding-top:1px; padding-right:5px; }


3 - Pronto no início de cada postagem em "Editar Html" basta colocar o código abaixo:


<span class="dropcaps">X1</span>X2


onde X1 é a primeira letra do texto e X2 a continução, lembramdo que X2 pode ter um espaço antes, caso o post comece com um artigo.

4 - Você pode configurar o blogger para que cada post novo já insira o código do Drop Caps, basta ir configurações > Formatação, e lá embaixo em Modelo de Postagem, colar o código do passo 3. Assim cada vez que você criar uma nova postagem, ao clicar em Editar Html o código do Drop Caps vais estar lá bastando editar e continuar a escrever o post.

3 comentaram:

Francisco disse...

Olá!

Coloquei no meu blog mas a letra ficou preta e meu blog tem tonalidade escura. Gostaria de saber se tem como alterar a cor da letra.

Grato,
Francisco
http://morfismo.blogspot.com

FiascoNegro disse...

Basta trocar a cor em color:#000000

Edu disse...

Olá, consegui realizar sua dica no meu blog o problema é que no Internet explorer a letra fica cortada ao meio! você sabe o que causa isso,por que quando visualizo o seu endereço a letra fica normal